História

A Universidade Federal de Ouro Preto foi criada em 21 de agosto de 1969, a partir da fusão entre as Escolas de Farmácia e de Minas. Em julho de 1981, foi criado o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), dentro do qual, em 16 de abril de 1982, surgiu o Departamento de Química (DEQUI). Inicialmente, com 23 Professores e 8 Técnicos Administrativos em Educação, não oferecia nenhum curso na UFOP. Apenas em janeiro de 1999, pelo esforço conjunto de professores e técnicos, foi criado o primeiro Curso do DEQUI: o curso de Química Industrial.

O curso de Química Industrial da UFOP foi o primeiro curso de Química Industrial do Estado de Minas Gerais, já tendo formado centenas de profissionais que atuam desenvolvendo pesquisas em centros de excelência, trabalhando na indústria química (nos setores minerometalúrgico, cimenteiro, alcooleiro, petrolífero, de tintas, domissanitários, de papel e celulose) e trabalham em órgãos públicos relacionados ao meio ambiente, tanto regional quanto nacionalmente.

 

O Curso de Química Licenciatura da UFOP foi criado em agosto de 2008, a partir do Programa de Apoio a Planos de Estruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), visando a suprir a carência de professores de Química em Ouro Preto e região, bem como no cenário nacional. A maioria dos egressos desse curso tem atuado como professores da educação básica em escolas públicas e particulares e, muitas vezes, tem conciliado a atuação docente com a continuidade de seus estudos em especializações ou pós-graduações. Além disso, muitos dos egressos atuam, também, como professores em universidades e em institutos federais, na pesquisa em Ensino de Química ou em outras áreas da Química.

 

Mais recentemente, em 2014, professores do DEQUI se mobilizaram para criar o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM), com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Química na UFOP. O PPGQUIM disponibiliza uma infraestrutura adequada para a formação de alunos de pós-graduação no nível dos melhores centros de pesquisa do Brasil.

Shield